sábado, 28 de fevereiro de 2015

Arroz tricolor

Eu gosto muito arroz. De arroz seco, de arroz malandrinho, de arroz simples, de arroz " acompanhado"... Agora até ando a experimentar arroz integral!E que me dizem de um arroz muito simples, mas com uma apresentação especial?





Arroz
açafrão
espargos verdes
queijo ralado
caldo de frango
manteiga, sal e pimenta

Arroz branco:
Cozer o arroz com o caldo de frango. Depois de absorver a água juntar uma colher de manteiga e o queijo.
Arroz amarelo:
Cozer o arroz com o açafrão.
Arroz verde.
Cozer o arroz. Cozer um pouco os espargos. Escorrer e picá-los. Misturar com o arroz. 

Usar um aro para fazer a montagem.









quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ovos em cocotte

Os ovos são nutritivos, versáteis e podem prepara-se de mil formas diferentes. Sozinhos ou a acompanhar carne, peixe, legumes ou até enchidos, são uma solução rápida para uma refeição quando temos pouco tempo ou pouca inspiração.






6 ovos
6 fatias de fiambre
40g de queijo ralado
1,5 dl de natas de soja
pimento qb
cebolinho qb
salsa
sal, pimenta e noz moscada

Ligue o forno a 180º.
Unte uns recipientes pequenos com manteiga (ramequins por ex.): Separa as gemas das claras e reserve as gemas sem as rebentar. Bata ligeiramente as claras e junte o queijo ralado, o fiambre picadinho, o pimento em cubinhos, as natas e um pouco de cebolinho picado. Misture tudo muito bem e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Distribua pelos recipientes e coloque uma gema em cada um. Leve ao forno em banho maria. Sirva decorado com salsa.







segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mousse de chocolate com framboesas


Nada melhor para nos reconfortar de um dia tão cinzento como o de hoje que uma sobremesa de chocolate. E se lhe juntarmos umas framboesas? Fica perfeito! Receita adaptada da Lorraine Pascale.



200g de natas
200d de chocolate 70% de cacau
3 ovos (usei grandes)
3 colheres de sopa de açúcar em pó
Framboesas
Icing sugar

Coloque as natas num tachinho a aquecer. Pique o chocolate em pedaços e quando as natas começarem a fervilhar deite por cima do chocolate e reserve. Separe as gemas das claras. Reserve as gemas e bata as claras em castelo juntando o açúcar aos poucos como se estivesse a fazer um merengue. Deve ficar bem firme e brilhante. Mexa o chocolate, junte as gemas e bata um pouco para misturar bem. Deite um pouco de chocolate mas claras e misture com cuidado. Vá juntando o chocolate às claras aos poucos, mexendo devagar em movimentos debaixo para cima. Coloque algumas framboesa no fundo das tacinhas e deite o chocolate por cima. Decore com framboesas e icing sugar.





sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pavê de chocolate

E que tal um docinho bem fácil para o fim de semana? Fácil e delicioso!




Ingredientes:
200g  de chocolate em barra
100g  de manteiga
200g  de açúcar
4 ovos
200g  palitos la reine
Leite para passar
4 dl de natas
Chocolate granulado para decorar

1 - Pique  o chocolate, deite-o para uma taça, junte a manteiga, metade do açúcar  e leve a banho maria para derreter. Retire do lume, junte as gemas e bata mt bem. Batas as claras em castelo e junte à mistura envolvendo cuidadosamente.
2 – Num pirex, coloque, alternadamente e em camadas, palitos la reine passados rapidamente em leite e o creme de chocolate.

3 – Bata as natas em chantilly com o restante açúcar, cubra o pirex como se vê na foto e leve ao frigorífico até ficar bem fresco. Sirva polvilhado com chocolate granulado.

A minha cozinha

Agora que me lancei nesta aventura achei que seria interessante mostrar-vos o meu local de trabalho. O local de onde saem os docinhos e salgadinhos que irei partilhando convosco ao longo dos próximos dias, meses, anos (esperemos que muitos!). É óbvio que ainda não comecei a trabalhar não é?... Está tudo tão arrumadinho!


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Arroz com atum e maionese








1 chávena de arroz agulha Oriente...
2 latas de atum pequenas
maionese
salsa picada, sal

Cozer o arroz em bastante água com sal por 12 a 15 minutos. Quando estiver cozido, mas ainda bem firme, deitar para um escorredor passar rapidamente por água fria e deixar escorrer bem toda a água. Entretanto abrir as latas de atum, juntar a maionese (eu pus 2 colheres), a salsa picada e misturar bem.
Untar uma forma com um pouco de azeite e deitar nela metade do arroz. Acamar bem com uma escumadeira e cobrir com o atum com maionese. Alisar bem e juntar o resto do arroz. Pressionar um pouco. Desenformar e decorar a gosto. Fica muito bem com molho de tomate quente

Arroz doce com creme de chocolate






Arroz doce:...
3 chávenas de água
1 pau de canela
1 chávena de arroz
3 chávenas de leite
meia chávena de açúcar
canela em pó

Ponha a água e o pau de canela numa tacho até ferver. Junte o arroz e cozinhe em lume brando, mexendo de vez em quando, até secar a água. Junte o leite, o açúcar e cozinhe em lume brando mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e cremoso.

Creme de chocolate:
4 colheres de chocolate em pó
3 colheres de açúcar
1 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga

Junte todos os ingredientes no tacho e leve a lume brando mexendo sempre durante 10m mais ou menos até ganhar consistência.

Coloque metade do arroz doce em taças. Em seguida coloque o creme de chocolate e termine com o restante arroz doce.




Torta coco








3 ovos
2 gemas
250g de açúcar ...
100g de coco ralado
50g de margarina derretida
raspa de 1 limão

Bater os ovos, as gemas, o açúcar e a raspa de limão até estar tudo bem ligado. Juntar o coco e de seguida juntar a manteiga derretida, misturando bem. Forrar um tabuleiro com papel vegetal muito bem untado e vai ao forno a 180º mais ou menos 20m (depende dos fornos). Quando estiver pronto (deve ficar mal cozido) virar para um pano polvilhado com açúcar e enrolar com cuidado. Decorar com coco ralado.